sábado, 6 de março de 2010

A mídia Impressa no Meio Digital

Mídia Impressa no Meio Digital
A utilização da mídia impressa no meio digital já é uma realidade em muitas de nossas escolas, o que não tardará a ser para todas em pouco tempo. Minha percepção, ao trabalhar com o texto e hipertexto, é que estive realmente navegando no mundo de informações que a internet nos proporciona, principalmente quando construímos nossos textos, disponibilizamos na rede e contextualizamos com fundamentação teórica o que expressamos ou exemplificamos com experiências concretas, (trabalhos, imagens,...) sempre que fizemos liks para outras paginas. Porém ele também pode ocorrer no papel quando sugerimos outras bibliografias, quando a leitura não ocorre de forma não linear.
Ao propormos uma atividade de pesquisa, busca de informações em várias fontes estamos estimulando a aprendizagem dentro de uma viso de ampliação dos conhecimentos sob várias versões dos fatos.
Em um segundo momento podemos organizar grupos de estudo onde os alunos possam trocar informações, comparar, avaliar e selecionar as que consideram mais importantes em relação ao assunto em estudo.
Com a certeza de que a pesquisa não se restringirá somente e textos escritos, aparecerão: imagens, fotografias, gráficos, tabelas, vídeos, músicas, ... estes também precisam ser avaliados e selecionados.
Em um terceiro momento os alunos podem desenvolver, produzir a partir dos conhecimentos pesquisados e sua criatividade. Com certeza integrarão imagens, escrita, gravarão sua voz, produzirão filmes,... Quanto mais desafiarmos sua criatividade mais produzirão. Nós não precisamos saber todo o conteúdo, com certeza vamos aprender muito com os alunos, as pesquisas, ... o que precisamos é acreditar, estimular, coordenar, mediar o conhecimento para que atinjam os objetivos combinados. Enfim, o
professor precisa ficar atento para as potencialidades do uso do hipertexto, pois nem sempre trará benefícios aos alunos para a compreensão de um determinado assunto ou quando lhe for pedido apenas uma leitura de um texto linear impresso.
Com certeza nestas produções estará presente a interdisciplinaridade, pois não produzirão conhecimentos de apenas uma Disciplina. Também podemos dizer que na produção do trabalho haverá o desenvolvimento de atitudes e valores como: ouvir, falar, cooperar, dividir, aceitar, ajudar, ceder, discordar, argumentar, ... ou até muitas vezes podemos perceber situações se distanciam do que esperávamos, há alunos que questionam sobre outros fatores relacionados ao assunto inicial fazendo com que nossa aula tome outro rumo.
Podemos perceber que além da leitura textual haverá a leitura auditiva e visual as quais são de extrema importância para a compreensão dos conteúdos, ao contrário da simples decodificação que muitas vezes o texto impresso oferece. Os textos ganham novas estruturas, o hipertexto amplia a forma estática e proporciona uma nova maneira de ler e compreender o que está sendo apresentado. Segundo Lévy (1996) o uso do computador nas atividades educacionais será tão presente ao passo que “... no começo do século XXI, as crianças aprenderão a ler e a escrever com máquinas editoras de texto”.
Concordo plenamente com a citação acima como também sobre a importância do desenvolvimento não-linear e da interdisciplinaridade. Acredito que o aluno deve aprender dentro do contexto local fazendo conexões, links, com o contexto global. Portanto o uso do hipertexto na escola favorece o entrelaçamento de diversas áreas do conhecimento e do papel de escritor e leitor. Potencializa ao aluno relacionar conteúdos das diversas disciplinas hierarquizadas no currículo escolar e a desenvolver uma participação ativa na produção dos textos ao mesmo tempo em que o aluno passa ser escritor e leitor dos próprios textos. Os recursos oferecidos na edição de textos devem ser uma “ampliação pedagógica útil”, com a necessidade da apropriação desses recursos por parte dos professores como forma de garantir a utilização mais adequada ao seu trabalho.
Uma das desvantagens que podemos perceber em relação à produção textual digital é o uso da linguagem abreviada a qual os internautas utilizam e se torna um vício, deixando de lado a linguagem padrão, culta ou oficial.
No entanto, o que precisamos é aprender a aprender, aprender a trabalhar com as diferenças no nível de compreensão e de aprendizagem do estudo de um documento apresentado em formato eletrônico em relação ao texto impresso em papel, aproveitar todos para envolvimento e participação do aluno nas aulas.
Enfim, as tecnologias estão nas casas, no comercio, na industria, na agricultura, na rua,... Como não ser possível na escola? Por que precisamos ficar de "castigo", em colunas, de frente para o quadro, com apenas um livro de pesquisa? Elas já estão nas mãos dos alunos, nós professores, lideres das mudanças na educação é que devemos inseri-la em sala de aula, utilizá-las para ampliar a visão de mundo, sair da linguagem linear dos conteúdos seqüenciais e planejar o seu uso, enfim ir ao encontro das necessidades (necessidade não significa vontade) dos alunos. Ilustro meu pensamento com as palavras do psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor Augusto Cury "O grande problema é que o sistema educacional é falho e superficial. Escolas do mundo todo ensinam as crianças e jovens a estudar o imenso espaço que nunca pisarão, mas não ensinam os terrenos das pedras das crises, dos desafios e contrariedades existenciais...Todos temos uma genialidade a ser explorada: Crianças e adolescentes aprendem a ler e escrever, mas não a imaginar, a calcular, mas não a observar, a acumular dados, mas não a deduzir expandir o raciocínio, repetir, mas não a construir,... Os jovens deveriam fazer exercícios de imaginação, criação,inventividade, pensar mais com a imagem mental, reagir com maturidade, criar oportunidades em meio as turbulências sociais”.
O trabalho com produção de impressos digitais, textos, imagens, ... disponibilizados pela internet possibilita a troca entre alunos e professores, através de Blogs, Wikis, ... o conhecimento e a produção se tornam constantes, “para fora das paredes da escola”.
Já tive a experiência com esta troca como também com hipertextos dos alunos da mesma turma, ou com outras turmas sem a utilização da internet, apenas com produções de trabalhos na escola.

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