segunda-feira, 14 de setembro de 2009

SUGESTÃO DE AULA PARA A SEMANA FARROUPILHA

REVIVENDO O CLIMA ANTES DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
(TEXTO PARA ENCENAÇÃO)

Direto da França o repórter...................
A Revolução Farroupilha realmente sofreu influência ideológica internacional. A poucas décadas antes, em 1776 aconteceu a Independência dos Estados Unidos e em 1789 a Revolução Francesa. Estas desenvolveram modernas formas republicanas de governo. O liberalismo, pilar da organização do Estado incorporou a participação popular nos órgãos públicos, e mais tarde torna-se uma das aspirações dos Farroupilhas.

Da América fala...........
Conseqüências das guerras Napoleônicas atingiram a América: Houve a guerra Cisplatina e a luta pelas independências . Aconteceu o chamado efeito dominó: Independência do .......

Direto de Brasília fala...........
Aqui no Brasil provocou a vinda da família Real em 1808, a expansão luso-brasileira na região platina. O Brasil é elevado a Reino Unido de Portugal em 1815. D. João abre os portos as nações amigas - para a Inglaterra é claro. E em 1822 acontece a nossa "independência".

Mais informações com o economista...........
Os antecedentes econômicos indicam que no início do século XIX, o centro mundial do comércio de carne seca, couro e sebo animal (usados como alimentos, embalagens iluminação e lubrificantes) tinha sua sede no Porto de Rio Grande. Mas com a Independência Argentina e Uruguaia o Rio Grande perdeu sua posição privilegiada e sofreu estagnação econômica. Vejam vocês que paralelo a isto, o governo Imperial cobrava impostos muito altos: 20% sobre couros, gado vivo 15%, charque 10% e para arruinar ainda mais a vida dos estancienros e charqueadores, imposto também sobre a importação do sal. Estas medidas incentivavam o contrabando e aumentavam o descontentamento entre o governo da província com o Imperial.
Os impostos elevados tornavam o charque Gaúcho mais caro que o charque Uruguaio e Argentino, As províncias centrais começam comprar o charque estrangeiro
Da capital do Estado fala o cientista político.....
A derrota na Guerra Cisplatina (1811/1828) e a luta pela independência Uruguaia iniciada em 1825 trouxe a tona uma série de contradições, as quais favoreciam a importação do Charque Uruguaio. O descaso do Governo Imperial, com a Província e o privilégio as Províncias centrais, aos cafeicultores escravistas agrava a situação política aqui no sul.
As Províncias centrais - SP e RJ - eram a "galinha dos ovos de ouro" do Império, enquanto o Nordeste e o Sul eram tratados como Acampamento Militar ; fornecedor sem retorno.
Os estancieiros eram a classe dominante do RS, do ponto de vista político e econômico. Transformar ao Rio Grande em um Estado Republicano com uma Constituição própria e criar órgãos que representassem a vontade popular é um dos motivos da sua revolta. As guerras de fronteira desenvolveram sua consciência de luta, de participação, de igualdade política nas decisões nacionais e na atenção do governo Federal. Eles não aceitavam mais ter que passar por "pões no tabuleiro do Xadrez político". Esta situação provocou um conflito entre os Deputados do Rio Grande do Sul com os representantes do poder central. Mas não podemos esquecer que a gota d'água veio no dia 20 de Setembro de 1835 quando o governo federal, além de não demarcar a fronteira com o Uruguai, cria o Imposto Territorial Rural e destituiu dois Comandantes da Fronteira. O resultado foi imediato; fermentaram as idéias federalistas, pois cada estancieiro tornou-se um senhor de guerra.
.O cenário estava pronto: os ânimos se acirraram e inicia a Revolução Farroupilha visando pretensões econômicas e políticas.
Para saber como tudo ocorreu escute bem o nosso declamador....................

Nenhum comentário: